YTTP: ex-participant capacitates own employees in Ghana
25 de janeiro de 2019
African Green Revolution Forum: IBRAF’s contribution
1 de fevereiro de 2019

YTTP: ex-participante treina a própria equipe em Gana

Gari produced by PaaCle

Dois meses após a participação no Youth Technical Training Program (YTTP) em Cruz das Almas, Bahia, Clement Ati, um pequeno empresário rural de 23 anos de Techiman, sul de Gana, está começando a aumentar os treinamentos com seus funcionários, compartilhando o conhecimento adquirido durante o curso de uma semana no Brasil.

Clement em treinamento com funcionários em Techiman, Gana

Clement fundou a PaaClee Cassava Processing Company em 2014. A empresa é focada na produção de gari, uma espécie de farinha de mandioca, mas o YTTP mostrou ao jovem agro-empresário outras possibilidades. “Estamos fazendo planos para incluir o amido de mandioca”.

Clement começou a capacitar a própria equipe logo após retornar a Techiman, em dezembro. “Comecei a treiná-los nas boas práticas do processamento de mandioca, mas por causa do Natal não conseguimos fazer muito”. Agora os planos são aumentar o trabalho. “Alguns produtos são novos para eles, por isso é muito importante apresentar os desconhecidos, como o beiju e tapioca”.

Gari produzido pela PaaCle

O jovem ganense acredita que capacitar o grupo com o conhecimento adquirido no Brasil ajudará a “conseguir mercado para nossos produtos. Todos nós temos que produzir coletivamente produtos que possam atender ao mercado local e internacional”.

Clement é um dos participantes da última turma do YTTP, realizada em novembro de 2018. Sete jovens de Gana, Camarões, Nigéria e Costa do Marfim receberam treinamento em processamento e pós-colheita da mandioca na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Cruz da Almas.

O programa foi realizado pelo Instituto Brasil África, financiado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da ONU e implementado pela equipe técnica da Embrapa.

Clement e grupo do YTTP durante aula nas instalações da Embrapa, em Cruz das Almas

error