Relações comerciais com a África Árabe podem ser chave para balança comercial favorável ao Brasil

Com grande potencial de crescimento, os países árabes da África são de grande importância para estabelecimento de uma balança comercial favorável ao Brasil. O comércio com a região do Magrebe termo usado para designar os países árabes do Norte da África pode liberar oportunidades valiosas para outros setores econômicos e apoiar o crescimento. Assim, se faz necessário criar um atraente cenário de comércio e investimento que permita às empresas explorar plenamente essas oportunidades que se apresentam.

A ministra da Agricultura, Abastecimento e Pecuária do Brasil, Tereza Cristina, por exemplo, em visita especial acompanhada de empresários ao Egito, no último dia 14, conseguiu a certificação sanitária para exportar leite e derivados ao mercado egípcio, que, segundo dados da embaixada brasileira no país, é um mercado que movimenta US$ 8 bilhões ao ano. 

“Os países do Magrebe apresentam uma grande oportunidade de negócios. Os países árabes já estão entre os maiores consumidores de carne brasileira, por exemplo. Então explorar essa relação pode ser muito benéfica para os interesses brasileiros”, afirma o presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte.

A importância de negócios com os países africanos serão discutidas no Fórum Brasil África 2019, que acontece entre os dias 12 e 13 de novembro em São Paulo. Na ocasião, representantes de setores públicos e privados apresentarão desafios e oportunidades para relações comerciais e de investimento mais profundas nos dois lados do Atlântico, como frameworks multilaterais e bilaterais; dados sobre o aumento do fluxo de agritech, agroindústria e agroserviços; e as relações econômicas de longo prazo e o papel do setor privado e da sociedade civil.

“O Fórum Brasil África será a ocasião para mostrarmos às lideranças empresariais brasileiras e africanas as inúmeras oportunidades de cooperação existentes no continente, especialmente entre o Brasil e os países da África Árabe. Os árabes africanos vão, muito em breve, ter papel fundamental na difusão das tecnologias de agricultura e pecuária tropical do Brasil, que são indiscutivelmente as mais eficientes do mundo”, diz o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour.