O uso consciente da água para melhorar processos na agricultura e garantia da segurança alimentar

O uso da água na agricultura é crucial para a segurança alimentar: o setor responde por 70% de todas as retiradas de água no mundo. Para cada quilo de carne, são necessários cerca de 15 mil litros de água, onde boa parte é empregada na alimentação dos animais, ou seja, em culturas de soja, milho, etc.

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável é o segundo dos 17 objetivos para transformar o mundo, conforme a Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Portanto, criar novos processos para aprimorar resultados e entregas na agricultura e pecuária, preservando o meio ambiente e os recursos hídricos, será o desafio deste setor. 

A produção mundial de alimentos atingiu em 2018, somente em grãos, um volume de 2,5 bilhões de toneladas. E, segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, o número total do que é produzido em todos os setores da cadeia de alimentos deverá ser ampliado em 80% até 2050, quando a população terá mais de 9,5 bilhões de pessoas. 

A implantação de novas técnicas também vem permitindo mudanças significativas para o combate ao desperdício e uso consciente. Em muitas propriedades, já se pratica irrigação noturna, a fim de não haver evaporação da água que correria ao Sol, construção de cisternas para captação de água da chuva, substituição de mangueiras de fluxo contínuo por outras de fluxo controlado e programas de detecção de vazamentos.  

Diante deste panorama, algumas ações já vêm sendo tomadas para ajudar o produtor rural a diminuir o consumo de água em suas rotinas. Com pesquisas em biotecnologia, safras de  culturas já estão sendo cada vez menos impactadas com intempéries e variações climáticas, não sofrendo com a seca, por exemplo. 

E para dar mais corpo ao debate, o Uso Consciente da Água será um dos temas apresentados durante o Fórum Brasil África 2019, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 12 e 13 de novembro.