“O Brasil não pode perder a África de vista”, diz presidente do Instituto Brasil África

“A África será a líder do caminho para o desenvolvimento nos próximos anos e o Brasil não pode perder de vista as oportunidades que surgem no continente”, afirmou o presidente do Instituto Brasil África (IBRAF), Prof. João Bosco Monte, à margem da 32ª cimeira da União Africana em Adis Abeba, na Etiópia, esta segunda-feira (11).

Prof. Bosco Monte reforçou que o novo governo brasileiro precisa estabelecer sua política externa com urgência. “O Brasil deixou de ser um importante agente em campo nos últimos anos. Nós não temos nenhuma agenda internacional, particularmente com a África, que traga o país ao protagonismo novamente. Ao mesmo tempo em que todas as grandes economias do mundo estão olhando para a África, o governo brasileiro precisa reabrir o espaço perdido para as relações com o continente”.

Cumprindo uma agenda de dois dias em Adis Abeba, Prof. Bosco Monte vai reunir-se com altos funcionários do Afreximbank, Fundação Rockefeller, Agência NEPAD e com a Comissária da Economia Rural e Agricultura da União Africana “para mostrar o compromisso do IBRAF, através do Fórum Brasil África 2019, em fortalecer os laços com o continente africano”, declarou.

O Fórum Brasil África 2019 será realizado nos dias 12 e 13 de novembro na cidade de São Paulo. Sob o tema principal “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”, o BAF vai reunir governos, organizações e o setor privado para desenvolver planos eficazes que sejam economicamente viáveis, socialmente justos e ecologicamente corretos para contribuir para um mundo com fome zero.