Brazil Africa Forum 2019: Official Launch in Kenya
3 de maio de 2019
Brazil Africa Forum 2019 officially launched in Kenya
10 de maio de 2019

Nota de pesar pela morte do Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Lima

É com profundo pesar que o Instituto Brasil África (IBRAF) recebe a notícia do falecimento do Embaixador Paulo Cordeiro Andrade Lima e de sua esposa, a Embaixatriz Vera Lúcia Estrela Pinto.

Paulo Cordeiro ocupava, desde o ano passado, o cargo de Embaixador do Brasil no Líbano. O Embaixador iniciou as funções ao serviço das relações exteriores do Brasil em 1978. Foi Cônsul-Geral em Milão, serviu na Delegação Permanente em Genebra, na missão junto à Organização das Nações Unidas em Nova Iorque e nas Embaixadas brasileiras no México e em Ottawa, atuando como ministro-conselheiro. Paulo Cordeiro foi também Embaixador no Haiti e no Canadá. No Brasil, desempenhou a função de Diretor do Centro de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e de Subsecretário-Geral de Política para assuntos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Oriente Médio e África.

Neste cenário, Paulo Cordeiro atuou intensamente, tornando-se reconhecido como um fundamental articulador e incentivador das relações Brasil-África. Grande amigo do IBRAF, o Embaixador acompanhava as atividades do instituto. Em 2014, esteve em Fortaleza a convite do IBRAF e foi um dos palestrantes na segunda edição do Fórum Brasil África.

Embaixador Paulo Cordeiro no 2º Fórum Brasil África

“O Embaixador Paulo Cordeiro teve um papel muito importante no fortalecimento das relações recentes entre o Brasil e o continente africano. Sua morte é uma grande perda para todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Particularmente, sinto a dor da perda de um amigo e de um grande incentivador das iniciativas do IBRAF”, lamenta Prof. João Bosco Monte, Presidente do Instituto Brasil África.

O Ministério das Relações Exteriores, através de nota, “expressa aos familiares e amigos do Embaixador Paulo Cordeiro e da Embaixatriz Vera Estrela sua solidariedade e sentidas condolências”.

O forte senso de responsabilidade e as qualidades humanas do Embaixador ficam como marca registrada para todos que o conheceram. “Uma grande perda para o Itamaraty e o Brasil, que nos faz lembrar de tempos em que nossa política externa se caracterizava por valores como a paz e a solidariedade”, afirma o ex-Ministro das Relações Exteriores e da Defesa do Brasil, Celso Amorim.

O Instituto Brasil África, em nome do seu presidente, Prof. João Bosco Monte, se solidariza com a família e amigos do Embaixador Paulo Cordeiro e da Embaixatriz e junta-se ao luto neste momento de dor.

error