IBRAF develops a catalogue of agricultural practices in partnership with IFAD and ASAP
18 de novembro de 2019
Dia da Consciência Negra lembra a necessidade de reflexões que precisam ser feitas
20 de novembro de 2019

IBRAF desenvolve catálogo de práticas agrícolas em parceria com FIDA e ASAP

O Instituto Brasil África, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Adaptation for Smallholder Agriculture Programme (ASAP), desenvolveu um catálogo com boas práticas de agricultura no Brasil que podem ser aplicadas na África. O estudo leva em consideração as similaridades entre as duas regiões que podem garantir a transferência bem sucedida de práticas.

Encomendado pelo FIDA, o catálogo intitulado “Tecnologias Resilientes ao Clima para Agricultores de Pequeno Porte: Compartilhando Práticas do Brasil com a África” tem objetivo de criar oportunidades para transferência de conhecimento entre as duas regiões, fortalecendo práticas de Cooperação Sul-Sul em áreas que incluem agricultura, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento de cadeias de valor.

No catálogo estão presentes 11 estudos de caso em que as tecnologias foram usadas na agricultura de pequeno porte no Brasil e podem ser aplicadas em contextos africanos, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A publicação foca em cadeias de valor prioritárias na África: sorgo, milho, feijão nhemba, arroz, milho e soja; mandioca, frutas e legumes; plantações de árvores (cacau, café, caju e óleo de palma); produção de proteínas: pecuária (aves, cabras e vacas), piscicultura e laticínios.

O documento completo pode ser acessado aqui

error