Fórum Brasil África: peça do impulso brasileiro na agricultura da Nigéria

Minister Audu Ogbeh in the Brazil Africa Forum 2016

Os governos do Brasil e da Nigéria assinaram um acordo para impulsionar a produção agrícola no país africano. O “Programa de Desenvolvimento Agrícola Nigéria-Brasil”, também conhecido como “Green Imperative”, vai promover a introdução de equipamentos agrícolas brasileiros avançados na Nigéria e também facilitará o estabelecimento de Centros de Treinamento para Agricultores Nigerianos em todo o país.

O Green Imperative é o projeto agrícola de maior escala que já ocorreu no território da Nigéria. Segundo o plano desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o financiamento inicial será superior a 1 bilhão de dólares dividido entre o BNDES e o Deutsche Bank.

O lançamento do programa aconteceu em Abuja em janeiro passado, depois de ter sido discutido nos últimos anos. Em 2016, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Nigéria, Audu Ogbeh, participou do Fórum Brasil África. Durante o evento, o Ministro Ogbeh ressaltou seu interesse pelas tecnologias agrícolas brasileiras, confirmando futuras aquisições de equipamentos. O ministro nigeriano também teve a oportunidade de se reunir com o ministro da Agricultura do Brasil na época, Blairo Maggi.

 

O Fórum Brasil África 2019 será realizado nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, Brasil, com o tema principal “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”. As inscrições estão abertas.

 

Leia mais em ATLANTICO.