Islamic Development Bank Group welcomes partnership with IBRAF
10 de maio de 2019
Brazil hosts first Americas Ministerial Conference on Green Economy
16 de maio de 2019

Brasil sedia primeira Conferência Ministerial das Américas sobre Economia Verde

A primeira Conferência Ministerial Regional das Américas sobre Economia Verde será realizada nos dias 24, 25 e 26 de junho na cidade de Fortaleza, Ceará. O evento é organizado pela World Green Economy Organization (WGEO), pelo Escritório de Cooperação Sul-Sul da ONU (UNOSSC) e pelo Instituto Brasil África (IBRAF), com apoio do Governo do Ceará e em parceria com o Secretariado das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC), com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com a International Solar Alliance (ISA).

A conferência já tem confirmadas as presenças de representantes do Brasil, Argentina, Barbados, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guiana, México e Panamá.

Edem Bakhshish and Lucas Lopes, IBRAF’s Project Manager

O principal objetivo da Conferência é criar um fórum aberto e favorecer a disseminação de conhecimento sobre as tendências e oportunidades no caminho para o avanço da agenda da Economia Verde nas Américas. O evento também funciona como uma rede estratégica para dar visibilidade a casos já bem sucedidos de investimento em tecnologia verde, além de ser uma plataforma para networking e intercâmbios práticos de soluções e experiências na região.

As três áreas de foco são: promover investimentos verdes inovadores através de parcerias público-privadas, melhorar políticas de regulamentação para reduzir os riscos dos investimentos verdes e promover o desenvolvimento da capacidade de ação holística da Economia Verde. A Conferência vai ser composta por painéis ministeriais e mesas-redondas temáticas, palestras com especialistas e exposições de produtos e casos de sucesso.

Para checar a logística da conferência, o chefe do UNOSSC para os Estados Árabes, Europa e CEI, Edem Bakhshish, cumpriu uma agenda de dois dias em Fortaleza. “O mais importante é discutir soluções e não apenas os problemas da região, assim, quando eles saírem da Conferência,  voltam para casa preparados para implementar uma transição para a Economia Verde”, disse Bakhshish após a visita ao local.

A Conferência Ministerial Regional das Américas sobre Economia Verde 2019 é um desdobramento da Cúpula Mundial da Economia Verde (World Green Economy Summit), em resposta aos pedidos dos países participantes e parceiros institucionais para aproximar as soluções da Economia Verde dos contextos regionais. O evento faz parte do circuito internacional de cinco Conferências Ministeriais Regionais realizadas pela WGEO e pelo UNOSSC em 2019.

Informações: http://americas.rmcge.org/