Nota de pesar pelo falecimento do ex diretor-geral da FAO, Jacques Diouf

É com profundo pesar que o Instituto Brasil África recebe a notícia da morte do diplomata senegalês Jacques Diouf aos 81 anos, que exerceu a função de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, em inglês) entre 1994 e 2011.
Diouf foi diretor-geral da FAO por três mandatos consecutivos de seis anos cada. Durante este período buscou colaboração de entidades privadas e celebridades na coleta de investimentos para as campanhas e projetos da Organização.
A FAO, inclusive, tem um prêmio batizado em sua homenagem. O Jacques Diouf Award premia bienalmente grandes contribuições para segurança alimentar global.
“Em nome da família da FAO, desejo compartilhar nossas condolências à família de Jacques Diouf, que dedicou tempo, paixão e conhecimento consideráveis à causa da erradicação da fome em todo o mundo”, disse o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu.
Em 2014, Diouf exerceu sua última função oficial na FAO, quando foi nomeado enviado especial para o Sahel e o Chifre da África.
“Ficamos tristes com essa notícia. Diouf foi um dos grandes incentivadores globais para campanhas de segurança alimentar e combate à fome. Seu esforço certamente serviu de base para trabalhos futuros da FAO na África e ao redor do mundo”, declarou o presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte.