Nepad, Instituto Lula e Instituto Brasil África assinam acordo

O memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) foi criado a partir de um acordo mútuo entre as três instituições e resume as intenções das entidades na elaboração de projetos em comum que busquem o fortalecimento das relações Brasil-África diante da comunidade internacional.
O texto do memorando fala em compartilhamento de pontos fortes, competências e recursos e aborda ainda o levantamento de fundos e recursos para a operacionalização dos projetos.
As três partes irão se reunir formalmente pelo menos duas vezes ao ano para elaborar e implementar planos de trabalho para a execução das atividades. Serão estabelecidos ainda mecanismos para o monitoramento e a avaliação das atividades e dos projetos que serão implementados a partir de agora.
Para o nosso presidente, João Bosco Monte, o valor de um documento como esse é inestimável. “Quando se divulga que três instituições dão as mãos para pensar em estratégias conjuntas, essa informação reverbera e assim outras instituições vão dizer que querem se associar a elas. Então, a partir de agora, precisamos sentar para vermos o que é que cada um tem de agenda prioritária nessa seara e a partir daí identificarmos que projetos que iremos tocar em conjunto”, explica.
Sediado em Fortaleza, Ceará, o Instituto Brasil África é uma organização sem fins lucrativos criada em 2013 para ser um elo na promoção dos interesses do Brasil e dos Estados africanos. Você pode conhecer nossos valores clicando aqui. Já o Instituto Lula, sediado em São Paulo, vem realizando desde a sua criação em 2010 uma série de eventos no Brasil voltados para a África, reunindo acadêmicos, políticos, empresários e entidades da sociedade civil. Assim como o Instituto Brasil África, o Instituto Lula também busca construir uma ampla rede de contatos com governos e organizações multilaterais do Continente Africano, como a União Africana, o Banco Africano de Desenvolvimento e a Comissão Econômica para a África, que tem ajudado a orientar as ações do Instituto.
O Nepad foi idealizado em julho de 2001 como um modelo para o desenvolvimento de África no século 21. Em junho de 2002, durante a Cúpula da União Africana de Durban, foi apresentando um plano de ação para o Nepad com os principais propósitos do programa, como a erradicação da pobreza e a promoção do crescimento e do desenvolvimento sustentável.
MAIS
Leia o documento na íntegra através do link
http://issuu.com/institutobrasilafrica/docs/mou2014