Jorge Samek confirma participação no 3º Fórum Brasil-África

 O presidente do Instituto Brasil África, professor João Bosco Monte, se reuniu nesta quarta-feira, 15, com o Diretor-Geral brasileiro da Usina de Itaipu, Jorge Miguel Samek. Na oportunidade do encontro, o diretor da Binacional confirmou participação no 3º Fórum Brasil-África que debaterá, em Recife, alternativas para a produção de energia no Brasil e no continente africano.

Samek recebeu em 2013 uma comitiva formada por autoridades da República Democrática do Congo (RDC) que veio conhecer a experiência da hidrelétrica brasileiro-paraguaia. Itaipu serviu também como referência para viabilizar o maior aproveitamento hidrelétrico do mundo, a Grand Inga, no Rio Congo, que tem potencial estimado em 49 mil megawatts, o dobro da usina chinesa de Três Gargantas.

Durante o encontro com a comitiva à época, o diretor brasileiro afirmou estar aberto “a todo tipo de parceria que possa beneficiar o aproveitamento hidrelétrico do Congo, seja na parte de estudos de viabilidade, projeto, tratados”. O Fórum, que será realizado no mês de novembro, conta com o patrocínio da Itaipu Binacional.