Instituto Brasil África formaliza convênio com Centro de Excelência contra a Fome

Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome. Foto: WFP/André Branco

 O Instituto Brasil África e o Centro de Excelência contra a Fome formalizaram parceria através de convênio entre as entidades. O diretor do Centro, Daniel Balaban, comemorou o acordo. “Conhecemos o Instituto e o grande trabalho que está sendo feito pelo presidente João Bosco Monte. Nos aproximamos no sentido de apoiar os países africanos que hoje estão sedentos de políticas nacionais”.

O presidente do Instituto, professor João Bosco Monte, acredita que “a parceria entre o Centro de Excelência contra a Fome e o Instituto Brasil África se traduz numa grande oportunidade para apresentar as boas práticas brasileiras relacionadas à nutrição e a segurança alimentar para governos africanos”.

Com o convênio, e a presença da entidade no continente africano, deverá ser fortalecido o trabalho que o Centro de Excelência contra a Fome tem feito durante os últimos anos com mais de 30 países no mundo. A instituição, que não tem fins lucrativos, trabalha para orientar os países que enfrentam problemas com a fome na elaboração de projetos nacionais para resolver o problema.

Balaban considera que o Brasil tem muito a contribuir nesse processo, tendo em vista que enfrentou problemas semelhantes na última década. “O Brasil passou pelos últimos anos por problemas muitos semelhantes ao dos africanos. Então ele sentiu na pele as mesmas dificuldades. Quando os africanos conversam com os líderes empresariais, agricultores e governo brasileiro, eles falam a mesma língua. Portanto, as experiências brasileiras se tornam muito importantes”, avaliou.

Global Child Nutrition 2015

Global Nutrition Fórum é realizado todos os anos uma parceria com o Centro de Excelência contra a Fome e o Global Child Nutrition. O Fórum trabalha no sentido de fomentar políticas de alimentação escolar para crianças. “O evento congrega ministros, pessoas de alto nível, secretários de Estado. São mais de 40 países que participam, é um ambiente de discussão de exemplos, tentativas de soluções”, diz Daniel.

O Fórum será realizado este ano entre os dias 28 de setembro a 2 de outubro em Cabo Verde. “O país conseguiu criar um programa universal de alimentação escolar, um case de sucesso. Conseguiu mostrar aos países que tem possibilidade de conseguir boas soluções”, afirmou Balaban. Segundo o diretor, mais da metade dos países participantes são africanos.