Celso Amorim é o novo membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasil África

O Instituto Brasil África anuncia o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, como o mais novo membro do Conselho Consultivo da entidade. Enquanto titular da pasta de Relações Exteriores no governo do ex-presidente Lula, entre 2003 e 2010, Amorim visitou o continente africano por 66 vezes, participando de reuniões e eventos oficiais em 25 diferentes países. Do total de 37 embaixadas que representam o Brasil na África, 19 foram inauguradas na gestão Amorim no governo Lula.

Tendo a África como prioridade na política externa, o Brasil é atualmente o quinto País do globo, fora do continente africano, com maior numero de embaixadas. O trabalho contínuo de Celso traduziu essa aproximação entre o Brasil e o continente africano em negócios.

Formado em 1965 no Instituto Rio Branco, Amorim fez pós-graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria. O diplomata também é membro permanente do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e foi professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).

Ao longo de oito anos como chanceler de Lula, Amorim foi o protagonista da política externa. Diplomata de carreira, Celso também foi representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) de 1995 a 2001, e, de 2001 a 2002, embaixador no Reino Unido. Representou o País ainda na Organização Mundial do Comércio (OMC). Fora da diplomacia, Amorim também atuou como diretor para Assuntos Internacionais do Ministério de Ciência e Tecnologia entre 1985 e 1988.