Aula com ex-ministro Celso Amorim marca início do programa de fellowship do Instituto Brasil África
A primeira turma do IBRAF Fellowship Program on South-South and Triangular Cooperation (IFP), programa de fomento à pesquisa científica do Instituto Brasil África, terá início nesta terça-feira, 9 de fevereiro, com a masterclass “As Relações Brasil-África na Perspectiva da Cooperação Sul-Sul”, ministrada pelo embaixador Celso Amorim, ex-ministro de Relações Exteriores e da Defesa do Brasil.
A primeira turma do IFP conta com nove Fellows de oito países diferentes: África do Sul, Argentina, Brasil, Burkina Faso, Egito, Nigéria, Uganda e Zimbabwe.
“A Cooperação Sul-Sul e Triangular é um dos principais catalisadores do desenvolvimento internacional e é um dos principais pontos norteadores das ações do Instituto. Estamos muito entusiasmados com o início do programa e com os resultados que vamos atingir”, afirma o professor João Bosco Monte, presidente do Instituto Brasil África, que também participa da aula inaugural.
Durante o programa, os Fellows terão a oportunidade de vivenciar experiências práticas, onde poderão acompanhar, monitorar e estudar os projetos de cooperação internacional que estão sendo desenvolvidos pelo IBRAF, bem como por sua ampla rede de organizações parceiras. Também terão a oportunidade de acompanhar outras masterclasses exclusivas com profissionais de renome internacional.
“É difícil conduzir pesquisas quando faltam dados. Essa falta limita o desenvolvimento de soluções eficazes ou de um ponto de vista mais amplo. O Programa é uma oportunidade para ter experiências práticas, como treinamento, colaborações, para coletar os dados que faltam e para ter estudos de caso concretos”, diz a participante Sidnoma Nita Belemsobgo, natural de Burkina Faso, doutoranda em Direito Público e Ambiental na Universidade de Lagos, Nigéria.
O IFP também conta com um corpo acadêmico para orientação dos Fellows. Participam a Dra. Adriana Abdenur, Co-fundadora e Diretora Executiva da Plataforma CIPÓ; Dra. Frannie Leautier, Senior Partner do Grupo SouthBridge, Dr. Kapil Kapoor, CEO da Developex, Dr. Martin Fregene, Diretor de Agricultura e Agroindústria no Banco de Desenvolvimento Africano; e Dr. Pedro Almeida, acadêmico e ex-chefe de Indústrias Básicas e de Infraestrutura do Fórum Econômico Mundial.
O IFP está concebido como um programa de práticas presenciais, realizadas no Brasil. Para a turma de 2021, visando garantir a segurança de todos e cumprir as normas sanitárias em virtude da pandemia, as atividades dos Fellows serão conduzidas online.
Sobre o Instituto Brasil África
O Instituto Brasil África (IBRAF) é uma organização sem fins lucrativos que visa promover a cooperação internacional e o engajamento entre o Brasil e o continente africano, defendendo o desenvolvimento econômico dos países, a convergência dos interesses do setor privado e governamental e a valorização das relações multilaterais.