Instituto Brasil África firma acordo estratégico com a Autoridade Portuária de Las Palmas
Nesta quarta-feira, 20, o presidente do Instituto Brasil África (IBRAF), professor João Bosco Monte, esteve reunido com Beatriz Calzada, presidente da Autoridade Portuária de Las Palmas, na Espanha, para formalizar um Protocolo Geral de Atuação entre as duas instituições. O objetivo do acordo é ampliar o marco de cooperação institucional e fortalecer as relações entre Brasil, África e a Europa, através do arquipélago das Canárias.
João Bosco Monte destacou a importância do acordo firmado: “Este documento marca o início de uma grande oportunidade para promover investimentos e a aproximação entre empresas brasileiras e canárias por meio da Autoridade Portuária de Las Palmas. Brasil e África já estão conectados, mas essa colaboração tornará o processo muito mais eficiente. As duas instituições atuarão como ponte para facilitar a interação entre empresas e governos”.
O encontro foi resultado da visita de Beatriz Calzada ao Brasil em setembro, onde buscou explorar novas oportunidades de negócios. Na ocasião, ela apresentou ao presidente do IBRAF o potencial do Porto de Las Palmas como hub logístico intercontinental e porto multisserviço. “O porto oferece suas instalações a todas as empresas que desejem utilizá-lo como plataforma para impulsionar negócios entre os três continentes, com destaque para a África, que terá um enorme crescimento nos próximos anos. Somos o hub logístico que as empresas brasileiras precisam para expandir o comércio com o continente africano”, afirmou Beatriz Calzada.
Aumentando conexões comerciais entre Brasil, África e Canárias
Durante a reunião, o professor João Bosco Monte enfatizou que 80% do consumo de carne no Egito vem do Brasil, utilizando rotas que atualmente não passam pelo Porto de Las Palmas. “O objetivo é divulgar o potencial estratégico deste porto e incentivar sua utilização nessas rotas comerciais”, destacou.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, as exportações agrícolas brasileiras para o Egito ultrapassaram US$ 1,73 bilhão em 2023. No primeiro semestre de 2024, o Brasil já exportou mais de US$ 1,31 bilhão em produtos agrícolas para o país. Esses números representam apenas um exemplo do grande potencial das exportações brasileiras para a África, evidenciando a importância de expandir ainda mais as rotas comerciais entre os dois continentes.
O protocolo firmado prevê a troca de conhecimentos e experiências acumuladas pelas duas instituições, além da promoção de programas de capacitação. O acordo também inclui assistência técnica para o desenvolvimento de projetos, intercâmbio de especialistas e a realização de cursos, seminários e atividades de formação.
Visita ao Porto de Las Palmas
Após a assinatura do acordo, Beatriz Calzada e o professor João Bosco Monte visitaram o Porto de Las Palmas e se reuniram com representantes de associações portuárias locais, que apresentaram suas operações e áreas de atuação. A visita incluiu o terminal de contêineres OPCSA, La Luz Market, Astican, o auto-terminal Domingo Alonso, o armazém de grãos Silos Canarios, o terminal de cruzeiros Santa Catalina e a Zona Franca.
Com este protocolo, o Instituto Brasil África reforça sua missão de promover conexões e oportunidades que estimulem o desenvolvimento sustentável entre Brasil e África.
Acesse mais imagens em:
https://drive.google.com/drive/folders/1KsPNtv4FePuJIjfn2RD27NSh0Yw7AzWI?usp=sharing