VÍDEO: Agência Brasileira de Cooperação destaca atuação junto aos países africanos e faz balanço do impacto da pandemia na execução dos projetos
O diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Embaixador Ruy Pereira, fez um balanço sobre as atividades da instituição junto aos países do continente africano durante uma aula especial do IBRAF Fellowship Programa (IFP).
A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para a execução dos projetos. Em um aspecto mais “político”, o diretor da ABC destacou a necessidade de se “ajustar quase todos os projetos do modelo presencial para o virtual, utilizado hoje”, o que impõe uma série de ajustes “em termos de regras, prioridades, recursos e desafios em termos de ganhos para as políticas públicas” que sairiam de cada projeto.
O diretor também apontou as adaptações técnicas necessárias para atender às necessidade de saúde pública em cada país, para que se priorize “a situação das populações que são alvo dos projetos, especialmente as mais vulneráveis”.
A África é o principal parceiro da cooperação internacional do Brasil. Atualmente, há 32 acordos com países do continente e cerca de 80 projetos em andamento. Segundo a ABC, desde 2000, mais de 700 projetos de cooperação técnica em diversos países africanos foram executados, com destaque para as áreas de saúde, agricultura, pecuária, pesca, educação e formação profissional e políticas públicas.
Durante a intervenção, o Embaixador Ruy Pereira também ressaltou o papel do Instituto Brasil África para a promoção da cooperação internacional.
O IBRAF Fellowship Program apoia a pesquisa científica focada em Cooperação Sul-Sul. A primeira turma do IFP conta com nove Fellows de oito países diferentes: África do Sul, Argentina, Brasil, Burkina Faso, Egito, Nigéria, Uganda e Zimbabwe.
Durante o programa, os Fellows têm a oportunidade de vivenciar experiências práticas, em que podem acompanhar, monitorar e estudar os projetos de cooperação internacional que estão sendo desenvolvidos pelo IBRAF, bem como por sua ampla rede de organizações parceiras. Também têm a oportunidade de acompanhar masterclasses exclusivas com profissionais de renome internacional.
Confira a íntegra da aula com o diretor da ABC, em inglês, no vídeo abaixo.