O QUE É O IFP?
O IBRAF FELLOWSHIP PROGRAM ON SOUTH-SOUTH AND TRIANGULAR COOPERATION (IFP) pretende superar a lacuna entre o estudo e o engajamento em Cooperação Internacional, levando acadêmicos e profissionais a experiências práticas no Brasil para para explorarem, entenderem e divulgarem boas práticas e projetos em desenvolvimento socioeconômico.
O IFP oferecerá a professores, candidados à Ph.D., estudantes de mestrado, especialistas e profissionais a oportunidade de ter uma experiência concreta em uma organização internacional e não-governamental que encontra-se ativamente engajada em Cooperação Internacional. Com o intercâmbio de know-how entre os fellows e o IBRAF - bem como com as instituições parceiras - o programa visa capacitar a próxima geração de tomadores de decisão no Brasil e na África.
O programa procura desenvolver as capacidades dos participantes em termos de pensamento crítico, solução de problemas e gerenciamento de crises. Os visiting fellows produzirão algumas entregas específicas durante a estadia, na forma de notas informativas (para mapear as melhores práticas), artigos de pesquisa, análise de conjuntura, artigos de opinião (para criar produtos acadêmicos) e seminários (para exibir soluções sustentáveis).
ÁREAS-CHAVE
COMO FUNCIONA
O IBRAF oferecerá apoio institucional a todas as atividades mencionadas, em sua sede em Fortaleza e por meio de escritórios de organizações parceiras em todo o Brasil e no continente africano.
O IFP tem capacidade de receber vários fellows ao mesmo tempo, com espaço adequado para trabalhar e viver. Cada um deles estará envolvido em um dos três ciclos por um período determinado, alternando após a conclusão de cada atividade
Profissionais e pesquisadores receberão, após a conclusão do programa, um certificado acadêmico emitido pelo Instituto Brasil África com a devida acreditação, além do título de fellowship alumni.
No final de cada ano, o IBRAF produzirá uma publicação, na forma de livro ou e-book, para revisar, compilar e sistematizar todo o conhecimento produzido pelos fellows durante o período.
O IBRAF, buscando incentivar a produção acadêmica, promoverá uma competição amigável, e o melhor e mais notável projeto de pesquisa do IFP receberá um espaço no Fórum Brasil África para mostrar suas descobertas.
DURAÇÃO 8 SEMANAS
CICLOS DE ATIVIDADES
POR QUE PARTICIPAR?
Participação em um programa de classe mundial, o primeiro de seu tipo
Promoção da aprendizagem ao longo da vida e apoio aos colegas locais
Servir como especialista e consultor privado em estudos futuros que exijam um entendimento teórico e prático da Cooperação Sul-Sul e Triangular
Junte-se a uma rede de profissionais com ideias semelhantes que se esforçam
ELEGIBILIDADE
- Os candidatos devem estar cursando graduação, ser graduado ou possuir um diploma avançado (PhD, MPhil., MSc., MA ou equivalente) em um campo relevante
- Candidatos de todas as nacionalidades são elegíveis
- Os candidatos devem ter proficiência em língua inglesa
- Os candidatos devem ter entre 18 e 45 anos de idade
- Profissionais e pesquisadores do sexo feminino são incentivadas a se inscrever para atender à paridade de gênero no programa
- Pessoas com deficiência são incentivadas a se inscrever